segunda-feira, 20 de julho de 2009

OPERAÇÃO VELHINHOS: CRÔNICAS DE UM ESTAGIÁRIO (PARTE I)

No ano passado, precisei fazer um estágio, gostei tanto, que registrei minhas primeiras impressões da nova tarefa. Agora (e nos próximos dias) decidi partilhar com vocês a minha experiência pedagógica, leiam:
A idéia era fazer esse estágio no primeiro semestre, mas devido alguns conflitos internos (dizem que isso é desculpa de quem não sabe dizer o porquê de não fazer alguma coisa) o dever se arrastou. No começo do ano, já havia até feito uma lista de locais prováveis para o estágio. Era uma terça-feira e aproveitei o dia folga dado pela diretora da creche, para fazer um primeiro contato direto com a instituição escolhida para o estágio. Na verdade eu já havia entrado em contato com eles por telefone na semana anterior.

Confesso que fiquei um pouco ansioso, com possibilidade de se trabalhar em um asilo com idosos, afinal, meu público alvo são crianças, mas vamos lá! Conversei com a psicóloga sobre a possibilidade de se realizar algum trabalho ali. Antes é claro, me identifiquei, comentei sobre a faculdade, meu trabalho, os horários e dias disponíveis para o estágio, ou seja, um breve histórico do Cláudio. Receptiva, ela logo demonstrou certo interesse no assunto e me convidou para conhecer as dependências. Falou um pouco sobre a rotina, mostrou as áreas aonde às crianças, desculpem, os idosos ficam. Aliás, apareci numa boa hora, pois era aniversário de um senhor (Urbano esse é o nome dele se não me falha a memória) e a família dele levou bolo e refrigerante – comi afinal, quem não gosta de uma boca livre.

A psicóloga me deixou a vontade para explorar o ambiente. Ficou acertado que eu viria aos sábados. Conversei com alguns funcionários e idosos (daqui pra frente vou chamá-los de velhinhos OK?), alguns deles me pareceram um pouco secos, não de corpo, mas na receptividade, provavelmente devem ser assim com pessoas estranhas. Com a boca suja de bolo e ainda ansioso ou será nervoso – ainda não sei distingui um do outro – precisei encerrar minha visita. Primeiro que me senti um pouco deslocado no ambiente; segundo que ainda havia outros compromissos a resolver naquele dia; e terceiro uma bendita inflamação na garganta me incomodou de madrugada e continuava a me incomodar durante o dia. Mas tudo bem, no próximo sábado eu volto...
Continua amanha
Um forte abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 1° Buffet Infantil de Cruzeiro