quarta-feira, 15 de julho de 2009

CRIANÇA É IGUAL LEITE NO FOGO!


Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

O artigo acima foi retirado da Lei Nº 8.069, de 13 de Julho de 1990 e pertence ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que esta semana completa 19 anos. O ECA veio substituir o antigo Código de Menores e a Política Nacional do Bem Estar do Menor (PNBEM) de 1964 e a tantas outras antigas leis ineficientes e até mesmo repressivas que não cumpriam seu papel de promover o bem estar da criança e do adolescente. Como qualquer estatuto ou lei que tenta trazer benefícios, o ECA teve seus avanços. Mais muita coisa ainda não saiu do papel e se formos esperar o governo, o cumprimento do ECA vai demorar, mas cada um pode fazer a sua parte. Caso vocês não se lembrem, leiam novamente o artigo no começo desse texto. Eu espero (...). Pronto, já leram? É dever de todos, a começar pela família. Mais é ai que começa o problema, pois nem mesmo a família consegue proteger a própria criança e adolescente.

Um exemplo, essa semana os telejornais noticiaram o caso da menina de 5 anos que caiu da janela do apartamento que fica no 5º andar (alguém ai lembrou-se do caso Isabela Nardoni). Onde estavam os pais? Os irresponsáveis estavam numa festa no playground do prédio, enquanto a menina dormia. Pelo amor de Deus, sair e deixar uma criança pequena sozinha em casa, faça-me o favor. Agora estão lá chorando a morte da criança. Vocês podem estar pensando que sou insensível a dor desses pais, não, não sou. Mas sou sensível quanto a proteção das crianças. Trabalho diariamente com pequenos de até 5 anos, sei do tamanho da responsabilidade e sei também o quanto eles são super rápidos. Até digo que eles são como o leite que colocamos no fogo: você fica vigiando e nada, mas é só virar um pouco e pronto, o leite derrama. Com as crianças é igual, você pisca e eles somem.

Infelizmente precisam acontecer situações como estas para os pais e responsáveis acordarem. Espero que fique a lição

Um forte abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 1° Buffet Infantil de Cruzeiro