domingo, 26 de julho de 2009

IR A MARTE OU IR A LUTA?

Quem assistiu ao telejornal essa semana (o que vocês não assistem ou lêem jornal?) com certeza ouviu e viu sobre a comemoração do 40° aniversário da chegada do homem a lua – e tem gente que ainda não acredita.

Estava terminando de arrumar a cozinha da noite (isso que dá ficar de férias), quando ouvi a reportagem. O telejornal mostrou o presidente norte americano Barack Obama (fala primo!) recebendo na casa branca, os três astronautas (esqueci o nome deles) da missão lunar de 1969. E foi toda aquela pompa, fruti-fruti, plumas e paetês – próprio deste tipo de evento. Entre abraços e sorrisos, um dos astronautas veteranos, segundo o apresentador da TV, fez um pedido. Na verdade lançou uma perola (pra mim foi) em forma de pedido: ele pediu ao presidente Obama, mais verba para o Projeto em Marte – para quem não sabe, os americanos querem explorar a superfície do planeta marte, a fim de averiguar se há a possibilidade de seres humanos morarem por lá.

Vocês sabem de quanto é a verba para esse projeto? É de 150 bilhões de dólares (é o 150 acompanhado de dez zeros), é muita grana meus queridos leitores. Com esse dinheiro é possível, só para se ter uma odeia: investir em políticas de erradicação da fome pelo planeta; reconstruir o Iraque; investir em projetos para frear o avanço da AIDS (detesto escrever o nome dessa doença em letra maiúscula) nos países africanos; quitar a divida externa dos países pobres; “turbinar” o sistema educacional desses mesmos países; retirar das ruas todas as crianças carentes de países atrasados economicamente; desenvolver medidas mais enérgicas e eficientes de conter e até mesmo extinguir as devastações em nossas florestas; enfim um bilhão de medidas e idéias (que não cabem neste humilde BLOG) para tornar esse nosso mundo, digamos, mais aconchegante.

Agora, esse astronauta aposentado (ainda bem que ele se aposentou viu!) faz um pedido desses. Os países saindo de uma terrível crise financeira, crianças passando fome mundo afora ou se prostituindo para arrumar dinheiro entre tantas outras misérias e esse “dinossauro da lua”, vem pedir mais dinheiro para habitar marte. Por que a NASA não manda ele pra lá somente com uma garrafinha (de 500 ml) de oxigênio nas costas para ele ver o que é bom. Ah, me faça o favor né senhor astronauta!!!
Um forte abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 1° Buffet Infantil de Cruzeiro