quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

E AGORA?

A missão na vila Cruzeiro e no morro do Alemão no Rio, parece que teve êxito, só parece. Por mais que os traficantes tenham sido expulsos (temporariamente), agora é que vem tarefa mais difícil: manter a ordem.

Segundo informações, as Forças Armadas permanecerão nesses lugares até meados de 2011 (a Dilma quer até 2014), data em que será implantada uma Unidade de Policia Pacificadora (UPP). Antes desse período, o estado concluirá o treinamento dos policiais destinados a essas UPP’s.

Acabei de lembrar de uma passagem do filme Tropa de Elite 2, em que o personagem Capitão Nascimento – interpretado pelo ator Wagner Moura – comenta que depois que a milícia subia o morro, os traficantes nunca voltavam, mas quando a policia subia o morro (e ia embora) e os traficantes sempre voltavam.

Mas para esse cenário de paz e ordem permanecer, vai ser preciso muito mais do que só as tropas da FAB nas ruas por longos períodos. Isso ajuda? Sim e muito, mas vai ser preciso uma ação abrangente que inclua políticas sociais que promovam o desenvolvimento e crescimento das comunidades em questão, que contribua para que os cidadãos dessas favelas não busquem no crime o que eles não encontram na sociedade.

Sei que o discurso é velho, mas como ninguém fez ainda. Mas vamos ver como a situação vai se desenrolar.

Um forte abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 1° Buffet Infantil de Cruzeiro