domingo, 19 de dezembro de 2010

PROIBIDA A ENTRADA DE PAPAI NOEL

O programa dominical Fantástico exibiu uma matéria sobre um plano, um tanto inusitado, do governo da Polônia (na Rússia) de acabar com o Papai Noel. Isso mesmo, proibir a entrada do vermelhão. O motivo? Segundo o próprio governo polonês, o bom velhinho se tornou símbolo do consumo, as pessoas só pensam em consumir quando chega o Natal e não comemoram o a data como se deveria. E para não deixar o posto de representante natalino em branco, escolheram um Santo, São Nicolau. Figura famosa por lá, que pó sinal é bem parecido com o Noel. Até rege a lenda que o senhor Noel foi inspirado neste santo (falarei mais sobre o Noelzinho em outro post).

Disputas a parte, o governo da Polônia tem razão num ponto: o Natal se tornou mesmo um período de consumismo (voraz) e o entregador de presentes símbolo desse comportamento. Aliás, para acabar com o Papai Noel, nossa sociedade teria que abandonar o modelo capitalista, ou seja, deixar o consumo de lado (imaginem o velhinho desempregado?). O que é pouco provável!

Sobre a idéia dessa proibição pegar por lá, sinceramente não acredito. Mas que vai ser difícil convencer as crianças que não haverá mais o Papai Noel, ah, isso com certeza.


Um forte abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 1° Buffet Infantil de Cruzeiro