sábado, 26 de setembro de 2009

ESTRANHA MATEMATICA

Sempre antes de começar uma atividade dirigida, realizo com os pequenos uma roda de conversa. Momento no qual eles falam à vontade (haja ouvido) e também fazem muitas perguntas sobre os mais variados assuntos. E foi em uma dessas rodas, que eu ouvi o relato de uma criança.

Durante a conversa, uma pequenininha cortou o assunto (como eles adoram fazer) e disse que na casa dela o chuveiro era gelado, mas agora já está quente de novo. Pensei com os meus botões: provavelmente por falta de pagamento, cortaram a energia elétrica da casa. Na sequência ela emendou, dizendo que foi um moço lá, subiu na escada e desligou a luz (jeitinho infantil de dizer que cortaram a energia elétrica), mas não era o moço do telefone não. Nesse momento outro pequeno entrou na prosa e perguntou se era tal moço. Daí ela respondeu que não, não era esse moço, era o outro. A partir daí ficaram discutindo para saber quem era o tal moço.

Enquanto eles discutiam, fiquei pensando: não é a primeira vez que uma criança fala sobre falta de energia elétrica em casa. O mês passado, outro pequeno fez o mesmo relato, sobre falta de luz.

Muitas das crianças que eu cuidei e cuido, são de família pobre, há aqueles que levam uma vida um pouco melhor, mas muitos vivem com muito pouco. Mas por outro lado também pensei: muitos desses pais e mães fazem as coisas do pior jeito. Não é de hoje que eu observo certa inversão matemática, explico: aquelas famílias que tem uma condição financeira boa, tem poucos filhos (dois no máximo); agora aquelas famílias que não tem praticamente nada, tem muitos filhos (de quatro para cima, sem contar o que está na barriga) e sempre com previsão de mais.

Fico louco quando vejo essa situação. É a conta de matemática, mais estranha que eu já vi, ou seja, mais grana menos filhos; menos grana mais filhos. Ai fica difícil. Não há grana que agüente até o fim do mês né!
Um forte abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 1° Buffet Infantil de Cruzeiro