segunda-feira, 31 de agosto de 2009

AONDE ELE APRENDEU ESSA FRASE ?

É acabaram-se a férias. Apesar de termos voltado na segunda metade de agosto, esta semana foi que apareceram todas as crianças. E como sempre, eles voltam cheios de histórias, fatos, aventuras etc. E foi na roda de conversa que eu ouvi, digamos, um conselho não muito útil, de uma criança para outra.

O pai de um dos meus alunos é proprietário de uma borracharia. Falando sobre o assunto, brinquei com ele, dizendo-o que herdaria o negócio do pai. Mas o garoto ficou triste, pois disse que gostaria de dirigir caminhão e a mãe dele havia dito que não. Pois nesta área de trabalho é aconselhável ter uma caminhonete ou caminhão. E ele queria dirigir um caminhão.

Lembrei então que em outra atividade sobre profissões no semestre passado, o mesmo pequeno havia comentado que queria ser motoqueiro. Perguntei então se ele havia mudado de idéia e ele respondeu que sim. Mas continuou triste. Neste momento entrou o segundo garoto, com o seguinte conselho: “Ah, se a sua mãe não deixar você dirigir o caminhão, você rouba um caminhão!”.

Fiquei pasmado, boquiaberto e tudo mais que demonstre espanto. Como pode aquele pequeno ser de 5 anos, falar aquilo, dar esse tipo de conselho. Aonde ele aprendeu essa frase. Claro que eu corrigi o garoto, ele fingiu que nem era com ele.

Pois é minha gente, todos nós (pais e educadores) precisamos tomar cuidado na hora de educar, cuidar e formar nossos filhotes. Que tipo de valores estamos passando para eles, o que estamos deixando eles assistirem na televisão, temos a preocupação de sabermos com quem andam conversando? Precisamos educá-los agora, para que o mundo não faça isso por nós depois.
Um forte abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 1° Buffet Infantil de Cruzeiro