segunda-feira, 20 de setembro de 2010

FENOMENO TIRIRICA

Minha irmã acabou de comentar que ouviu falar que o Tiririca – que tenta uma cadeira no congresso nacional – já possuía segundo pesquisas do IBOPE, mais de 900 mil intenções de votos. Números que se concretizados nas urnas, seriam mais do que suficientes para eleger um candidato federal.

Semana passada, substitui uma professora do 4º ano. Um dos alunos dela me perguntou se o Tiririca ganharia as eleições. Respondi que provavelmente sim (tanto eu quanto você leitor amigo, já vimos situações parecidas).

Há duas semanas, Paulo Skaf – ex presidente da FIESP – e agora candidato a governador, comentou no horário eleitoral, que pessoas como o Tiririca ganham votos não pelo trabalho, mas sim pela insatisfação popular, ou seja, o povo vota em pessoas como ele [Tiririca], apenas para protestar.

Realmente, Skaf tem razão. Candidatos bizarros vencem pelo fato da população estar cansada de ver e ouvir os mesmos candidatos, com as mesmas propostas e depois serem pegos fazendo as mesmas falcatruas. O povo elege personagens caricatos para demonstrar a indignação com um sistema “retranqueiro”, que pensa apenas em benefício próprio.

Aqui na minha cidade, já houve um caso desses. Um homem praticamente sem estudo nenhum que cuidava de uma quadra de bairro, foi eleito vereador. E ficou bem claro o motivo que levou a população a votar neste sujeito: revolta e insatisfação.

Nestas eleições, novamente o povo vai decidir por continuar ou por protestar, mas mudar, vai ser pouco provável.

Um forte abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 1° Buffet Infantil de Cruzeiro