terça-feira, 3 de novembro de 2009

CUIDADO AO REPASSAR!!!

Quem ai gosta de falar mal dos outros, fazer uma fofoquinha básica ou qualquer outro ato que agrida alguém? Ninguém? Olha, sejam sinceros, pensem bem heim!
Com advento da internet vieram centenas de benefícios (estreitamento das distâncias entre as pessoas, velocidade na divulgação de noticias, comodidades na hora de comprar etc), mas também surgiram os malefícios da nova tecnologia (invasão de privacidade, roubo de informações importantes, difamação alheia etc).
Essa semana recebi um e-mail (não foi a primeira vez) no qual o conteúdo abordava os ingredientes de um famoso produto alimentício. O texto, supostamente assinado por uma nutricionista, afirmava que este produto continha fezes humana em sua elaboração. O texto literalmente difamava a empresa e produto em questão.
Mas como não tenho o habito de sair repassando esse tipo de informação, resolvi pesquisar. Descobri dezenas de sites e blogs sobre o assunto. Paginas de pessoas entendidas do assunto, até de meros mortais que não faziam idéia do que estavam falando. Até achei blogs em que os participantes se agrediam com comentários maldosos, quando discutiam o assunto. Descobri até que a tal nutricionista que escreveu o texto difamatório, parece não estar registrada no Conselho Regional de Nutricionistas (provavelmente a dita cuja nem existe).
Depois dessa intrigante pesquisa exploratória (opa! to gastando heim) cheguei a duas conclusões:

1° Nestes casos é difícil saber quem começou a encaminhar/repassar o conteúdo, por isso, não dá para dar credibilidade ao material;

2° pelo fato de não saber quem originalmente escreveu a mensagem, pode se supor que a real intenção era de difamar instituições ou pessoas.

Resumindo, não dá para sair por ai repassando este tipo de conteúdo, sem antes pesquisar, pois se corre o risco de difamar ou levantar boatos, falsas idéias sobre algo ou alguém, principalmente quando você não sabe de onde surgiu a mensagem – que sempre surge de um anônimo.
Por isso, cuidado ao repassar e-mail´s deste tipo, pois está escrito na Bíblia da Internet (cap. 25, versículos de 13 a 17): o anonimato é o caminho daqueles que realizam maldades virtuais (essa foi brincadeirinha gente).
Um forte abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 1° Buffet Infantil de Cruzeiro