terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

NÃO VALE CULPAR O MOSQUITO

Sempre é a mesma historia: chega o verão e junto às campanhas contra dengue (e também o mosquito). E todo verão, há casos de epidemia. O engraçado é que sempre está se falando do combate a doença e a cada temporada encalorada, “o mal” se espalha, mais e mais. Mas de quem é a culpa desse cenário? Há quem culpe os governos (municipais, estaduais e federais), o governo por sua vez, culpa a população; a população culpa o mosquito e o mosquito culpa...

A verdade é, que a culpa é nossa, sim, nossa, a população, o povão. Não entendam como traição, mas se vocês raciocinarem um pouco entenderam. Todo ano o governo faz campanhas maciças – cartazes, radio, televisão – de combate a doença, espalha aqueles fedorentos carros “fumacê” pela cidade, desloca inúmeros agentes para percorrerem as casas, dando verdadeiras aulas de como eliminar o inseto. E o que a população faz? Deixa vasos de plantas com água, não inspeciona a caixa d’água, muitos não deixam os agentes de saúde entrar nas residências, entre outras burrices populares!

Para vocês terem uma idéia, há duas semanas, assisti a uma reportagem, na qual o entrevistador fazia perguntas aos populares da região Vale Paraibana sobre a Dengue. As perguntas eram básicas: O que é? Como se dá transmissão? É contagiosa? Como prevenir? Perguntas simples, que tiveram respostas absurdas. Para se ter uma idéia, havia pessoas que não sabiam que a doença era transmitida por um inseto, outros não sabiam nem o que era a doença. Relembrando: tem campanhas através de cartazes, radio, TV, internet etc.

Agora pergunto novamente: a culpa é de quem, do governo ou da população? (não vale culpar o mosquito).

Um forte abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 1° Buffet Infantil de Cruzeiro