quinta-feira, 10 de maio de 2012

SE NÃO TEM O QUE FALAR, NÃO FALE.

Já diz o ditado: “Se não tem o que falar, não fale”. È uma medida de segurança que impede você de atrapalhar uma conversa com as suas asneiras. Pois bem, esqueceram de avisar isso ao jornalista Chico Pinheiro que atualmente apresenta o telejornal matinal “Bom Dia Brasil”. Recentemente, noticiando a polemica sobre policiais militares fazendo ronda dentro da escola. O jornalista foi muito infeliz em uma de suas colocações.

Ao final da reportagem quando discutiu o assunto com o comentarista, Pinheiro questionou sobre o comportamento inadequado dos estudantes de hoje, que não respeitam mais nada e nem ninguém e tudo mais que nós já sabemos. Então que foi nesse embalo de “quem é o culpado”, veio a bomba do apresentador: “O que está acontecendo nas escolas, os professores falharam na sua missão?” (se referindo aos alunos mal educados).
Os professores falharam coisíssima nenhuma senhor Chico. Quem falhou nessa história foram os pais, pois cabe a eles educar (educação vem de berço, já dizia minha professora).
Antigamente, os professores somente possuíam a tarefa de ensinar (alfabetizar). Agora, os mestres precisam ser multifuncionais, pois além de ensinar os conteúdos, também precisam educar os alunos (mais trabalho por pouco dinheiro). Para se ter uma idéia, há professores que passam um semestre inteiro ensinado à turma a sentar na cadeira (e não na mesa), a pedir desculpas, a pedir com licença, por favor, a respeitar os colegas entre outras tantas tarefas paternais, para só então começar ensinar o que deveriam. Isso sem contar que esse tempo gasto em educar, atrasa a aplicação dos conteúdos. Resultado: a turma chega ao final do ano sem ter visto todo o conteúdo programado. Pronto, outro problema: defasagem no aprendizado. Os alunos vão para o ano seguinte – claro, porque agora não pode repetir – sem saber o que deveriam. Então, a professora do ano seguinte precisa retomar o que foi visto no ano anterior (isso sem contar que precisa gastar tempo disciplinando a turma). Pronto, novamente o aprendizado da turma é comprometido e assim vai até o termino do ensino médio.
Portanto senhor Chico Pinheiro, se os pais fizessem no mínimo a parte deles (como os meus pais e tantos outros da minha época, fizeram) a vida dos profissionais da educação seria muito mais fácil e nossos filhotes aprenderiam o que deveriam, dentro do tempo e a tempo.

Um forte abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 1° Buffet Infantil de Cruzeiro