sexta-feira, 30 de abril de 2010

PORQUE NÃO EXISTE PRISÃO PERPETUA OU PENA DE MORTE NO BRASIL ?


Alguém ai, nunca se perguntou porque no Brasil, não existe prisão perpetua ou porque nenhum preso fica mais de 30 anos na prisão?

Pessoalmente sempre quis saber sobre essa questão e ontem, eu descobri o porque dessa limitação de pena.

Vi a uma chamada comercial de um programa de TV, no qual um desembargador (esse nome parece trava língua) daria uma entrevista explicando essa questão. Infelizmente não pude assistir, mas com base nas imagens da TV, resolvi pesquisar o assunto e descobri que a nossa Constituição Federal (artigos 5º, XLVII, a e 84, XIX) não permite prisões perpetuas e tão menos execuções, a não ser em casos de guerra declarada (art. 84, XIX).

Ainda com base na rápida explicação do comercial, com desembargador, a Constituição rege que a prisão é um lugar de ressocialização de pessoas, reorientá-las ao convívio com a sociedade. Ou seja, se o individuo passar o resto da vida atrás das grades é lógico que ele não terá como voltar ao convívio social. O tempo de 30 anos foi determinado, justamente para isso, para que ‘o tripa’ possa ter tempo para se readaptar a sociedade. Mas alguém já viu algum preso se readaptar? As nossas prisões fazem esse trabalho de ‘re-implante’ de elementos com desvio de conduta?

Não, claro que não. Aqui, o cidadão é preso como um ladrão de galinhas e quando ganha a liberdade, sai como assaltante de banco. A prisão é um up grade criminal, no qual o elemento sobe de nível (roube>seja preso>assimile novos crimes>liberdade>pratique crimes mais sofisticados).


Um forte abraço a todos

quinta-feira, 29 de abril de 2010

INFORMAÇÃO ÚTIL PARA OS HOMENS DE PLANTÃO.


Homens alegrem-vos! A patente do medicamento Viagra, a famosa pílula azul, foi quebrada. O que isso significa? Significa que outros laboratórios (além do norte americano dono da patente) poderão produzir o produto usando o mesmo principio ativo, resumindo, o preço do comprimidinho levantador pode ficar mais em conta, entre 35 a até 50% (cinqüenta por cento é meio difícil).

Por que eu estou dando essa informação? Bem, primeiro porque eu não preciso da pílula (ufa); segundo, é sempre bom fazer um favor aos companheiros né!

Um forte abraço a todos.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

E COMEÇA A LUTA (ROUND 3)



Vai entender. Semana passada, Ciro Gomes criticou o presidente Lula e a candidata do governo a presidência Dilma e enalteceu o concorrente Serra. Afirmando que Serra era o mais preparado (subentende-se então que Dilma não está preparada) e que o presidente Lula viajava na maionese.

Pois bem, essa semana Ciro fez o discurso inverso, elogio Dilma e criticou Serra, Ciro disse: "É (Serra) um brasileiro bastante preparado, mas é uma personalidade autoritária, tenebrosa, que com o poder na mão me parece um grande perigo para o país” E Ciro finalizou dizendo: “Se há uma pessoa de valor no PT é a Dilma”.
Vai entender esses políticos.
Um forte abraço a todos

terça-feira, 27 de abril de 2010

CINCO VEZES, AINDA NÃO DÁ !

Durante a uma coletiva sobre saúde, no qual a o assunto era a hipertensão (pressão alta), o ministro da Saúde José Gomes Temporão, fez um comentário bem interessante sobre como controlar o problema.

Além dos habituais cuidados, como controle de peso, ingestão de mais frutas, fazer exercícios regularmente, o ministro aconselhou a fazer sexo cinco vezes por semana, a fim de evitar a hipertensão.

Claro que foi em tom de brincadeira. Bem, sexo cinco vezes por semana ainda não dá, mas se uma vez por semana bastar, acredito então que não terei problemas com pressão alta. É brincadeirinha gente!

Um forte abraço a todos

domingo, 25 de abril de 2010

SERA MERA COINCIDÊNCIA?

Será que a vida imita a arte, ou a arte imita a vida real ?

Ano passado foi lançado um filme chamado 2012 (adorei). O trailer abordava uma profecia na qual o mundo seria parcialmente destruído por eventos naturais como furacões, terremotos, tempestades, maremotos, enfim, todo o tipo de catástrofe descomunal.

Nestas duas ultimas semanas com a erupção do vulcão na Islândia, que simplesmente parou o trafego aéreo na Europa, comecei a pensar sobre profecias cinematográficas e pesquisas cientificas reais. A partir daí tracei a seguinte linha, me acompanhem: gigantesca erupção vulcânica (na Islândia), terremotos de proporções titânicas (no Haiti), gigantescos tsunamis (na Ásia alguns anos atrás).

Qualquer semelhança com o filme 2012 é mera coincidência. Será?

Um forte abraço a todos

sábado, 24 de abril de 2010

E COMEÇA A LUTA (ROUND 2)

Agora foi a vez do ex-presidenciável Ciro Gomes “dar a sua pancada”. Apesar de seus esforços na corrida presidencial, seu partido, desistiu de lançá-lo candidato, em troca de um possível apoio a candidatura da pupila de Lula, a Dilma Rousself.

Provavelmente frustrado por ter sido tirado do páreo pelo partido dele, Ciro disse (num determinado portal da Net) que apesar dos esforços do presidente Lula, Serra é o candidato mais preparado para guiar o país e completou dizendo que o presidente está ‘viajando na maionese’ (essa foi ótima) se sentindo o todo-poderoso achando que vai eleger a ex-ministra.

Acreditem, ainda vai rolar muita agua por debaixo dessa ponte.
Até o próximo round...
Um forte abraço a todos

sexta-feira, 23 de abril de 2010

VOLTEI...


Semana passada, senti um misto de sentimentos: ódio, saudades, amargura entre outros. Alguns bons, mas a maioria ruim.

Infelizmente na vida existem situações que fogem ao nosso controle. Situações ruins que não podemos reverter (que pena). Mas precisamos aprender a lidar com elas. Bem, estou aprendendo a lidar com isso.

Perdi alguém que amava muito. O interessante que sempre procuramos culpar alguém. Eu que sou humano, culpei o primeiro que veio a cabeça: Deus. Fiquei revoltadíssimo, irado, muito irado. Mas com o passar dos dias a raiva foi passando. Só ficava irritado quando algum inteligente, dizia: “foi Deus que quis”. Ai que ódio dessa frase!

Mas o tempo é um ótimo remédio. Não que ele te faça esquecer, mas como comentei no começo, você aprende a lidar com a situação.

Mas o que me ajudou mesmo foi ouvir uma frase de pessoa que eu nem imagina ouvir algo assim. A pessoa disse: “Deus a levou, por que ela estava sofrendo muito”. Engraçado, apenas uma simples mudança, o acréscimo de algumas palavras que fez toda a diferença, numa frase que eu odiava.

Bem, vamos riscar esse verbo “odiar’. Afinal, a vida continua e viver com ódio no coração não é um bom negocio, ou melhor, na cabeça (afinal coração não guarda informações).

Um forte abraço a todos

quarta-feira, 14 de abril de 2010

É PRECISO USAR O BOM SENSO


Sei que as pessoas gostam de ajudar, de serem prestativas, auxiliar no que for necessário, mas as vezes elas extrapolam. Como já havia comentado aqui, mi madre (minha mãe) continua internada no hospital. Por conta disso, algumas pessoas, por serem muito amigas tentam de alguma forma ajudar quem ficou aqui do lado de fora, ou seja, tentam passar uma palavra amiga a meu pai, minha irmã e eu.

Até aqui tudo bem, toda e qualquer boa ação é valida, mas é preciso usar o bom senso. O pessoal chega aqui em casa, ou nos encontra na rua e vem com a seguinte conversa: “não, porque o Beltrano também ficou ruim, teve tal doença, foi para a UTI menino e ficou a beira da morte, quase morreu (ué, não é a mesma coisa, sinônimos?) e não é que a agora está ai bem!”.

Esse papo me ‘mata’. Momento complicado, extremamente delicado. Ao invés deles apenas passarem boas mensagens, não, todos (quase todos) vem com esse papo fúnebre. O pior é que esse pessoal, são amigos da minha mama.

Um forte abraço a todos

terça-feira, 13 de abril de 2010

QUEM É O CULPADO ?

Esse final de semana foi f... (desculpem, deu uma vontade de escrever um palavrão). Devido a uma infecção urinaria, minha mãe precisou ser internada, não ficou dois dias na enfermaria e o caso dela piorou, resultado: UTI com direto a hemodiálise. Foi uma pancada só. Já é triste quando acontece com os outros, pior quando acontece com alguém próximo.

Meus pais são muitos religiosos, mais precisamente católicos (eu é que acabei por não seguir a cartilha), do tipo que vão à missa todos os domingos, participam de todas as festividades religiosas etc. Minha mãe é catequista (professora de religião) e meu pai foi ministro na paróquia próxima.

Falei de religião, porque foi uma das coisas que se passaram pela minha cabeça enquanto minha mãe fazia hemodiálise. Desde pequeno minha mãe sempre falou sobre Deus e sobre as coisas boas que ele faz. Mas neste final de semana (desculpem a franqueza ou seria fraqueza) pensei comigo: onde está o Deus dela? Onde está esse Deus que ela sempre me falou? Por que ele a deixou ficar assim?

Sei que não é valido ter esse tipo de pensamento (aprendi em casa), mas quando você vê alguém de que gosta, passando por uma situação que não merece, qualquer um começa a pensar assim: por que tem que ser com fulana ou ciclana, por que Deus deixou isso acontecer.

Conversando com a minha tia, comentei que nós “mortais” temos o péssimo habito de sempre procurar um culpado pelas desgraças que nos acontecem. E Deus quase sempre é o primeiro da lista.

Mas quando você se acalma e volta a raciocinar, vê que tudo irá dar certo, basta acreditar. Como diria a minha mãe: “acredite nele e tudo se resolverá”.

Um forte abraço a todos

domingo, 11 de abril de 2010

A INDÚSTRIA DA ESMOLA

Essa história de pedir esmola (e ganhar) está deixando uma determinada ala da sociedade, na comodidade.

O universo da esmola é tão lucrativo e cômodo para quem pede, que o cidadão pedinte não precisa e nem quer saber de trabalhar. Não precisa de estudo ou algum tipo de formação, basta ter um bom repertório, um figurino condizente e pronto.

É um negócio que dá lucro, o que o pedinte ganha nas esquinas ou nos semáforos gera uma boa renda (alguns ganham muito). E não precisa ser necessariamente dinheiro, alimentos também entram na conta (para consumir ou vender). E as pessoas dão, algumas por dó, outras para se livrarem rápido de quem pede a esmola. É uma verdadeira indústria.

Pode parecer que você está ajudando, mais saiba que não. Ninguém sabe se o dinheiro dado será realmente utilizado para comprar comida ou suprir alguma necessidade de quem pede. O dinheiro pode se transformar em álcool ou drogas (o que geralmente acontece).

Se você quer mesmo ajudar, não de esmolas. Pode parecer cruel fazendo isso, você vai ajudar a diminuir a pobreza em nosso país.

Um forte abraço a todos

E COMEÇA A LUTA (ROUND 1)


E começou a corrida a presidência da republica. Finalmente o (ex) governador, Jose Serra lançou (oficialmente) essa semana a candidatura dele. Claro, que ele já saiu dando agulhadas na concorrência, esta por sua vez, já havia feito o mesmo anteriormente.

Só espero que essas eleições não sejam regadas a mentiras, injurias ou toda e qualquer tipo de baixaria. O que provavelmente (e infelizmente) acontecerá. Vai ser só o "pó" dos nossos ouvidos.

Um forte abraço a todos

sexta-feira, 9 de abril de 2010

HABITAÇÃO DE BOA QUALIDADE

As imagens dos deslizamentos de terra nos morros do Rio são impressionantes. E por falar nisso, encostas de morros não são lugares para serem habitados, não dignamente. Até um antigo aterro sanitário (lixão) surgiu. Boa parte da desgraça que se abateu sobre a cidade maravilhosa, está ligada aos morros. Claro que houve inundações, enchentes, mas os piores estragos (somem a isso, as vidas humanas) foram nas encostas.

Agora o governo estadual, está desesperado atrás de verba (boa parte já foi liberada) para reconstruir o que as chuvas levaram.

Caso houvesse investimentos em habitação de boa qualidade (o que inclui lugares seguros) com parte desse dinheiro que veio para remediar a situação, não precisaríamos chorar nossos mortos.

Um forte abraço todos

quinta-feira, 8 de abril de 2010

FIQUEM DE OLHO


Enquanto no Rio de Janeiro os bombeiros e equipes de resgate continuam as buscas por sobreviventes em meio à lama dos morros, na câmara dos deputados, os deputados adiaram a aprovação da “Lei Ficha Limpa” – aquela que proíbe candidatos com ficha suja, se candidatarem a cargos políticos.

Mas é sempre assim, é só a mídia focar excessivamente num outro assunto (que não seja em Brasília), que eles aproveitam, ou para aprovar leis do interesse deles ou reprovar leis do nosso interesse. Fiquem de olho!

Um forte abraço a todos

quarta-feira, 7 de abril de 2010

DEBOCHADO POR NATUREZA, MAS VALENTE TAMBÉM

O brasileiro é um ser muito bem humorado. Acha graça em tudo (quase tudo) até nos momentos de maior aflição. Debochado por natureza, mas valente também.

Uma repórter entrevistou um morador do Rio que ficou preso dentro do carro durante o mau tempo. Durante a entrevista, o carioca mostrou como havia achado a placa do carro que perderá. E por coincidência, ele também achou a placa de outro carro. Neste momento o cidadão, olhando o numero da placa, lança a perola: “olha, 54 - 52 dá pra apostar no bicho”. Nossa, o individuo está no meio da filial do inferno (estado atual do Rio), perdeu o carro e ainda tem cabeça para fazer piadas. Apesar dos pesares (frase bonitinha copiei da minha mãe) o carioca não perde a esperança.

E por falar em bom humor, olhem a cena abaixo. O brasileiro é ou não é um povo que se vira?
Um forte abraço a todos

terça-feira, 6 de abril de 2010

CIDADE MARAVILHA, PURGATÓRIO DA BELEZA E DOS CAOS

O Rio continua lindo, mas a chuva castigou a cidade para valer e parece que não vai dar trégua. Alagamentos, desmoronamentos (a prefeitura continua deixando o povo construir em encostas), transito parado, moradores desabrigados e mortes.
O cenário é caótico ou como cantara certa vez a cantora Fernanda Abreu: “Rio 40°, cidade maravilha, purgatório da beleza e dos caos”.

Um forte abraço a todos

segunda-feira, 5 de abril de 2010

MAS O QUE ACONTECE?

Alunos depredando escolas, alunos se agredindo, alunos agredindo funcionários. Eventos como estes, infelizmente acontecem e pior ainda, em alguns lugares, são atos corriqueiros.

Hoje no Rio de Janeiro, por exemplo, alunos de uma escola seguidos de uma mãe de aluno depredaram a diretoria. Segundo relatos, a diretora ao tentar separar uma briga, sem querer teria empurrado um aluno, este por sua vez, ligou para a mãe, que apareceu quebrando tudo.

Esse é um, entre inúmeros casos de agressão a prédios e a funcionários da área da educação. Professores com medo de trabalhar e com alto nível de estresse, diretores sofrendo ameaças, alunos que perderam o respeito.

Antigamente – na época dos meus avôs e dos meus pais – ninguém ‘respirava’ na sala sem pedir permissão, a figura do professor era temida. Agora, os alunos ameaçam, xingam, batem sem a menor preocupação (sem contar os casos de mortes).

Mas o que acontece? O porquê dessa agressividade?
A pergunta é persistente, mas e a resposta?

Acredito (com base na minha experiência docente) e provavelmente você caro leitor, já deve ter percebido também, que o principio desse problema começa em casa. Parece conversa repetida, mas infelizmente é a realidade.

Certa vez alguém disse que a família é a célula mater sociedade e de fato é. Mas a mesma família que deveria cuidar e educar, está se abnegando desta tarefa. E sem exemplos, sem um fio condutor que os guie, nossos jovens cidadãos se guiam pelo que eles mesmos consideram certo (o que na maioria das vezes não é).

Enquanto a família não assumir novamente o seu papel de tutora, vamos continuar nessa batalha. E para você colega docente que acabou de chegar, respira fundo, “coloque a faca nos dentes”, entre na sala e boa sorte.

Um forte abraço a todos

domingo, 4 de abril de 2010

ESCOLHAM: A PASCOA, O OVO OU O COELHO?


Alguém deve estar se perguntando sobre a foto ao lado. A princípio ela parece uma imagem grosseira (realmente é me desculpem). Mas ela serve bem para ilustrar como a Páscoa tem sido tratado ultimamente.

A Páscoa tem significados diferentes frente às diversas religiões existentes (e coloca diversas nisso). Por exemplo: para os católicos, simboliza a ressurreição de Cristo (vida nova); os Espíritas não comemoram, mas respeitam a data; os Evangélicos pentecostais e os Evangélicos luteranos, assim como os católicos também a comemoram e acreditam na ressurreição; já os Umbandistas, não a comemoram, pois não crêem na ressurreição.

Mas independente da religião ou se alguns crêem ou não, o fato é que a nossa sociedade está tornando a data num evento comercial igual ao Natal.

Vocês já devem ter percebido, prestem atenção, quando o assunto é Páscoa, qual a primeira coisa que vem a cabeça? Isso mesmo, ovo de páscoa (chocolateeeeeeeeeeeeeeee).

Vamos comprar, vamos comer, vamos dar (o ovo viu!) tudo gira em torno do dinheiro. E as crianças são as que mais assimilaram o lado comercial da história. Na escola dá para se ter uma idéia, nas semanas que antecedem a Páscoa é ovo para todos os lados e se você brincar com algum o pequeno, dizendo que ele não irá ganhar, nossa, dá até briga!
Novamente, me - desculpem sobre a foto acima, mas infelizmente é por esse caminho que a celebração da Páscoa segue.

FELIZ PÁSCOA E UM FORTE ABRAÇO A TODOS


sábado, 3 de abril de 2010

CANDIDATOS A JUDAS

Sábado de aleluia, segundo a igreja católica, o dia em que Cristo ressuscitou ou como diziam as crianças da rua aonde eu cresci (ai que saudades) : “dia da malhar o Judas, eba vamos pegar bala!” E por falar em malhar Judas, quem fará o papel do famoso traidor de Cristo esse ano?

Candidato não falta: o ex-governador José Arruda e todos os envolvidos no caso de corrupção de Brasília; entre outros.


Mas adivinhem quem leva o titulo, ou melhor, quem ganha o papel do famoso traidor? Quem, quem, quem? Caso alguém tenha respondido Alexandre Nardoni e Ana Carolina Jatobá acertou na mosca. Não há candidatos mais aptos do que os dois.


Um forte abraço a todos

sexta-feira, 2 de abril de 2010

BRASILEIRO E OS FERIADOS


Hoje é feriado (católico) e claro ninguém trabalha. É quase uma unanimidade nacional: se tem algo que o trabalhador brasileiro adora é feriado. Somos apaixonados por folgas (com exceção dos patrões). E quando o individuo é funcionário público então, nem se fala.

Sempre digo que alegria de funcionário publico é olhar no calendário no começo do ano e procurar os benditos feriados, você percebe o ‘ar’ de felicidade no rosto da criatura (percebo isso no meu trabalho).

Fazem cálculos de quantos feriados serão e quando irão cair. Feriados na terça e na quinta-feira, são os mais amados, pois significam que haverá ponto facultativo – o famoso “emendar. Nestes casos a turma fica em estado êxtase (é muito engraçado) e todo mundo começa a fazer planos.

Já os patrões, hum esses ficam muito p... da vida (desculpem). Para a indústria, empresa e comercio em geral, dias parados significam prejuízos.
Mas o brasileiro não quer nem saber, afinal (para ele), quem trabalha merece descansar. Só não se pode esquecer que, quem recebe também deve trabalhar.

Um forte abraço a todos

O 1° Buffet Infantil de Cruzeiro