quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

UM ANO NOVO FELIZ PARA TODOS !!!

É isso ai, mais ano se foi e outro está prestes a entrar, chegar, virar... E como de costume, todo mundo faz uma porção de promessas, outros assumem dividas (ai meu deus do céu), outros arrumam um novo amor, outros fazem (tentam) dietas e por ai vai.


Mas vamos resumir a conversa: não interessa o que aconteceu, interessa que em 2010 ao invés de prometermos, façamos tudo diferente e melhor.


Não sei quanto a vocês, mas eu não fico esperando as coisas melhorarem, procuro fazer acontecer, portanto sugiro que façam o mesmo, por isso...


Desejo a mim e a vocês, um ano novo repleto de realizações e boas ações (e também de alguns pecados agradaveis e bem sucedidos)


Um abração e Feliz 2010!!!

domingo, 27 de dezembro de 2009

CASO CESARE BATTISTI X CASO SEAN GOLDMAN

Não, não é anuncio de nenhuma luta de boxe ou qualquer outro tipo de combate. Quem esteve antenado no que acontecia por ai, vai se lembrar dos casos Cesare Battisti e do caso do garoto Sean Goldman.


Cesare Battisti, ativista político italiano. Foi preso meses atrás – a pedido da justiça Italiana – aqui no Brasil, por ter cometido crimes anos atrás no país dele. E mais recentemente (semana passada para ser mais exato) o caso do garoto Sean Goldman – mãe brasileira e pai norte americano. O garoto foi alvo de uma briga judicial entre os parentes da falecida mãe (aqui no Brasil) e do pai biológico.


Alguém deve estar se perguntando, o que os dois casos têm em comum? Simples, a reação da justiça e da população brasileira em ambos os casos.


Vou direto ao ponto, pois a questão é uma só: eu queria saber por que a nossa justiça protegeu tanto o italiano, sendo que nem compatriota nosso ele era? O sujeito foi acusado de cometer crimes na Itália (eles que são italianos que se entendam) e recebeu a maior proteção nossa por aqui, com direito até a protestos da população para que ele ficasse no Brasil. Enquanto o garoto Sean (que possuía sangue brazuca) foi entregue praticamente de “mão beijada”, sem muitos questionamentos da justiça e nem protestos ou barulho da população brasileira. Somente a família protestou.


Desculpem-me, caso eu esteja escrevendo alguma bobeira, mas gostaria de saber o porquê desta diferença de tratamento, ou será que estou vendo coisas?


Um forte abraço a todos

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

É NATAL!!!

Paz, harmonia, saúde, solidariedade, afeto, amor, compaixão, fraternidade, tolerância, respeito... Palavras bonitas essas não? A lista é grande. Pena que elas sejam lembradas apenas no Natal.
Infelizmente damos valor a esses termos quando estamos no período natalino. Geralmente nessa época, lembramos de partilhar o que temos com o próximo. Nessa época, lembramos de perdoar o mal que nos fizeram. Nessa época, lembramos de demonstrar compaixão, amor e afeto. Nessa época, lembramos de dizer eu te amo e por ai vai.


Mas porque será que só nesta parte do ano, que nosso espírito solidário aflora, por que será?

Provavelmente porque aprendemos assim, desde pequenos somos estimulados a dar o melhor de nós somente nesta época. Desde pequenos aprendemos a colocar aquelas palavras lá do inicio do texto em pratica somente no natal (culpa de nossos pais talvez?). Passado o natal, pronto, volta tudo ao normal. No melhor estilo cada um por si e Deus para todos. To mentindo?


Já é hora de fazermos o natal durar mais do que um único dia. Já é hora de colocar aquelas palavras lá do inicio do texto em pratica mais vez durante o ano. Que em 2010, o natal dure uns 365 dias (no mínimo).
Um Feliz Natal a todos

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

TPM

Ontem recebi um e-mail muito engraçado ( e bem bolado) brincando com um velho inimigo das mulheres e o terror dos maridos e namorados: a TPM. Neste e-mail retirado de um artigo da Net (http://www.avidanobeco.com/2008/07/tpm-o-que-falar-para-as-mulheres_30.html), havia uma serie de situações na qual eram sugeridas ações que nós homens, devíamos tomar, digamos as mais recomendáveis a se tomar perante o quadro de sensibilidade feminina. Além claro de uma serie de definições para o termo TPM, como por exemplo:
TPM = Todos os Problemas Misturados;

TPM = Tendências a Pontapés e Murros;

TPM = Temporada Proibida para Machos;

TPM = Tocou, Perguntou, Morreu;

TPM = Tente no Próximo Mês;

TPM = Tempo Pra Meditação...

Outra definição e a que eu considero a mais aceitável delas e não está na lista acima é: TPM = Tenham Paciência Maridos! E realmente é um tempo complicado para elas – apesar de muitos acharem que é frescura – ficam mais sensíveis e a irritabilidade fica a flor da pele.


Definições a parte, o importante é que nós homens, saibamos ser – ainda mais – compreensíveis com nossas parceiras neste período tão delicado (além do mais, homem nenhum quer apanhar de graça, isso sem contar que vai ser difícil explicar no trabalho o porquê do hematoma né!)


Um forte abraço a todos

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

BOA SACADA!!!

Bem, já que a Conferencia de Copenhaguem não ajudou a resolver as questões sobre o aquecimento global, ONG's ambientais continuam a fazer parte deles.
Vejam só está campanha publicitária criada para uma ONG, foi uma excelente sacada da agencia que bolou a campanha, leiam o artigo:
ONG ambiental atola trenó do Papai Noel para chamar atenção ao aquecimento global


A agência publicitária alemã Scholz & Volkmer desenvolveu uma campanha para a ONG ambiental Bund. Por conta do aquecimento global e, consequentemente, do degelo sofrido pelo planeta Terra, o Papai Noel fica com o trenó atolado na lama e pede ligações com mensagens de apoio. Para cada ligação que o bom velhinho receber, a agência doará um euro para a ONG ambiental Bund. Quem entender alemão, pode conferir no link (http://www.karren-im-dreck.de/)

Muito boa essa...

Um forte abraço a todos

domingo, 20 de dezembro de 2009

ENQUANTO ISSO... (parte II)

Parece que a conferencia climática em Copenhagen, vai dar em nada mesmo – ou melhor já deu – os países em desenvolvimento cobraram redução nos níveis de emissão de CO2 dos países industrializados (desenvolvidos), estes por sua vez, cobraram metas de colaboração aos primeiros (além de um auxilio financeiro).

Um monte de lideres reunido por dias para chegar a lugar nenhum. O presidente norte americano Barack Obama, além de ter chegado no ultimo dia de conferencia, não acrescentou nada. Veio só para dar o ar da graça Os chineses – que agora são grandes emissores CO2 – ficaram na espera de uma posição do governo norte americano que não saiu. Enfim, ficou naquele joguinho de criança “você primeiro, senão eu não faço ”.

E por falar em clima, esta semana, a chuva fez São Paulo parar de novo (novidade né!). Inundação, gente desabrigada, prejuízos, mortes entre outras desgraças. Outro resultado das mudanças climáticas.

Bem é isso ai, daqui para frente vai ser assim, ou muita chuva, ou muita seca; muita gente perdendo tudo nas inundações; outros perdendo tudo por causa da seca. Irônico né, seria engraçado senão fosse trágico.


Um forte abraço a todos

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

UHUUUUUUUUUUU FÉRIAS!!!

Hoje foi o meu ultimo dia de trabalho, pois estou de férias. Férias é tudo de bom né: acordar tarde; dormir tarde; não ter horário, ou seja, não seguir rotina (ai que delicia). Vejam bem, não que eu não goste de trabalhar, pelo contrario, adoro de paixão. Adoro que eu faço e faço com muita força de vontade. Mas férias são férias.

Como eu disse no começo, férias é tudo de bom e principalmente para nós da área da educação, pois em janeiro, julho e dezembro paradas obrigatórias. Morram de inveja mortais!!! (é brincadeirinha).



Um forte abraço a todos

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

JÁ CHEGA...

Que história é aquela da criança com agulhas dentro do corpo. Que absurdo! E o que tudo indica, parece que foi o padrasto da criança (morte a ele). Poxa, passo o dia me preocupando com os meus alunos ai vem um anormal tapado e faz isso, é revoltante.


Detesto, odeio, abomino, fico irado com noticias como esta que envolvam crianças. Crimes contra crianças deveriam ser considerados crimes hediondos, com prisão de no mínimo 20 anos. Sem direito a nada e dependendo do crime (violência sexual, por exemplo), o elemento deveria apodrecer na prisão. Já é hora de sermos mais rígidos com crimes contra os nossos pequenos.


Um forte abraço a todos

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

SERÁ QUE FUNCIONARIA?

Recentemente recebi um link sobre um artigo publicado no site da Revista Veja em 17/12/2008.(http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/modelos-alfabetizacao-410044.shtml)

Nele o economista Cláudio M. Castro (Cláudio, que nome bonito né) critica o Brasil por não seguir os modelos de alfabetização consagrados em outros paises e faz a seguinte comparação entre a educação e o futebol: Por que os países desenvolvidos (ricos) quando querem melhorar o futebol deles, procuram nossos jogadores e técnicos e nós brasileiros, não os procuramos quando queremos melhorar o nosso sistema ensino e ficamos tentando bolar métodos para solucionar o problema.


A matéria é interessante, mas fiquei a pensar: será que métodos de aprendizagens que fazem sucesso lá fora, dariam certo aqui no Brasil ?; nossos alunos são iguais aos desses países ou isso é um fator irrelevante?; e os nossos educadores, como lidariam com a mudança, topariam o desafio ou colocariam barreiras (como muitos que eu conheço) alegando as mais diversas dificuldades?

Um forte abraço a todos

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

ENQUANTO ISSO...

O governador de Brasília, José Arruda, continua bolando artifícios para escapar de um possível impeachment e ficar no partido e claro, concorrer nas próximas eleições e provavelmente com chances de ganhar (o pior é que ele pode até conseguir).


Enquanto isso em Copenhagen, as discussões sobre o clima continuam empatadas e provavelmente não irão dar em nada, quando muito uns acordos furrecas (nossa faz tempo que não uso esse termo). Alias, cá entre nós, vocês acham que os países ditos “grandes poluidores”, iriam mesmo baixar seus níveis de emissão de CO2 , sendo que isso implicaria, em outras palavras, perder produtividade e se eu lembro bem das aulas de história, no ensino médio, produtividade = produtos = lucros e num mundo capitalista, quem quer perder lucros – mesmo que isto custe sacrificar o planeta.


Um forte abraço a todos

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

FALA LUIS INACIO


Quem já ouviu o presidente Lula falar em eventos (nacionais e internacionais) sabe que as “falas” dele, são elaboradas por assessores. Percebam que nestas ocasiões, ele fala com mais fluência e segue um determinado ritmo. Em outras oportunidades (varias por sinal), ele fala de improviso, ou seja, não tem nada escrito, nada preparado pela assessoria dele. E são nestas ocasiões – de improviso – que ele geralmente solta suas “perolas”, as tão famosas perolas do presidente (que eu adoro).

A ultima foi ontem, ou anteontem (escrevi certo?), quando ele participava de uma cerimônia do programa Minha Casa, Minha Vida, dizendo que não se importava se o prefeito ou governador eram de tal partido, mas que o importante era saber se o povo estava na merda, para poder tirar o povo da merda.

“Merda!”, nossa, essa foi forte! Bem, ele é o Lula e tem permissão para falar isso, aliás, quem não fala (até o meu pai solta umas dessas aqui em casa).

Mas o fato é o seguinte, com ou sem palavrão, não importa, o importante é que ele tente melhorar (mais ainda) a situação do povão, em outras palavras tirar o nosso povo da MERDA (ih, falei, foi mal).



Um forte abraço a todos.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

E VAI SER ASSIM POR UM BOM TEMPO!!!

E São Paulo continua parando por causa da chuva. É só chover e tudo fica estacionado. O triste são as pessoas que perderam as casas e os moveis por conta de deslizamentos.


É um grande erro dos moradores construírem nestes locais. Lugares extremamente perigosos. Ta certo que não há muitas alternativas, mas é um caso a se pensar duas, três, quatros vezes. Mas o pior erro é do governo local, por permitir que famílias construam suas casas e barracos em encosta propensas a cair.



Enquanto isso fica todo mundo na rua sem ter para onde ir, só esperando a caridade divina.


Um forte abraço a todos

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

FELIZ ANIVERSÁRIO

No ultimo 3 de dezembro, fiz mais um aniversario, ou como diriam os meus pais, “colhi mais uma abobora” (coisa de gente antiga). Aniversario é tudo de bom, a cada ano que passa, sinto que eu fico mais novo (é que nós negros não envelhecemos, apenas acumulamos números).


Mas fazer aniversário é muito engraçado, principalmente quando você começa a observar as expectativas geradas ao longo dos anos sobre esta data. Explico: quando você é pequeno, a sua preocupação é saber qual brinquedo vai ganhar, se é aquele vídeo game ou aquele super carro de controle remoto e claro, reza para que aquela sua tia não lhe dê meia ou cueca (horrível né).



Quando chega à adolescência (hoje conhecida como “aborrescência”), sempre espera ganhar qualquer aparelhinho sonoro eletrônico de ultima geração como o MP3 e seus irmãos mais novos (MP5, MP10, MP20...), não esquecendo o chato do celular. Ah, também vale a autorização (e grana é claro) para aquela viagem de cinco dias, em algum canto do país.



Quando se chega à fase adulta lá pelos 20 anos (como dizem os psicólogos, adulto-jovem) itens como carro e moto, entram na jogada.



Mas quando o cidadão chega à casa dos 30 anos, a coisa muda de figura. Os presentes passam a ter um papel irrelevante. Outras questões vêm à tona, como a autoreflexão: “eu que eu fiz até agora?”, “o que eu consegui?”, “o que eu fiz da minha vida?”, “o que eu quero para mim e para o meu futuro?”, ou seja, nos tornamos seres mais reflexivos (isso se você acumulou algum conhecimento ao longo do tempo).


Alias, que bom que evoluímos, porque senão estaríamos até hoje esperando carrinhos e nos decepcionando com cuecas.


Um forte abraço a todos

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

SACANAGEM EXPLICITA

Quando compramos um aparelho de vídeo cassete, aqui em casa, há uma década atrás, a grande preocupação da minha mãe era que eu alugasse aqueles filmes de pornôs, de sexo explicito (claro que a preocupação da coroa foi em vão). Por ser muito religiosa e tal, para ela, esse tipo de material (filmes pornôs) feria a moral e os bons costumes.

Mas essa semana acompanhando o caso apelidado de mensalinho ou mensalão de Brasília pôs-me a pensar: caracas, minha mãe ficava preocupada que eu assistisse aqueles filmes de sacanagem e olha só esse caso envolvendo os políticos e empresas do Distrito Federal. Pagamento de propinas, caixa 2, dinheiro sendo guardado nas meias, em cuecas, mentiras sobre o destino do dinheiro (comprar panetone?) e etc.

Filmes pornôs perto desse caso (entre outros tantos) não são nada, pois sacanagem explicita está na atitude desses políticos e empresários envolvidos neste caso de Brasília. E o presidente ainda diz que imagem não é tudo (deixa a minha mãe saber disso).


Um forte abraço a todos

O 1° Buffet Infantil de Cruzeiro