quarta-feira, 30 de setembro de 2009

JÁ VI ESTE FILME ANTES.

Enquanto por aqui apareceu um tempo frio (delicioso) de não sei de onde, afinal estamos na primavera, lá em Honduras o clima continua quente. O presidente deposto continua enclausurado na embaixada brasileira. O presidente interino (o atual) continua a querer que o governo brasileiro entregue o presidente deposto ou de-lhe áxilo no Brasil.

Mas sabem o que me preocupa é a posição do Brasil neste panorama todo. Vocês se lembram do caso Iraque - EUA, pois bem os norte-americanos foram lá no Iraque, invadiram, caçaram o Saddam (também conhecido como Satan), depuseram o homem e o que aconteceu com o país? Entrou num caos pior do que já estava antes da invasão. Os Estados Unidos acabaram por ficar responsáveis pelo país invadido, treinando a policia, fornecendo alimentos, fazendo ronda com exercito, enfim, tornaram-se babás do Iraque, pois não podiam largar do jeito que estava.

Agora imaginem o Brasil permitindo que este presidente deposto continue na nossa embaixada, provocando o governo interino e este por sua vez instaurando toques de recolher e estado de sitio enquanto a população favorável ao governo deposto entra em confronto com o exercito. Vai chegar o ponto em que a coisa vai explodir e o caos vai se instalar de vez em Honduras. Ai eu quero ver se o Brasil vai virar babá de Honduras igual os Estados Unidos viraram do Iraque. Uma vez que não temos grana e nem contingente militar para isso. Essa situação ainda vai feder mais do que já está.
Um forte abraço a todos

terça-feira, 29 de setembro de 2009

AI QUE CONFUSÃO

Você pode olhar e dizer que é perfeito, que combina. Outra vezes, parece que não era para ser mesmo. Mas depois você pensa, mesmo não sendo não dava para "fazer" ser... ...ai que confusão, minha cabeça está confusa.

Um forte abraço a todos

domingo, 27 de setembro de 2009

MAMA AFRICA

Este final de semana, assisti a um filme que há tempo eu queria ver: Diamante de Sangue. O filme tem como pano de fundo a guerra civil em Serra Leoa, na Africa, em que os personagens lutam, matam ou morrem por causa de diamantes. Aliás, guerra em que se lutam, matam ou morrem acontece em muitos países da África – que ao contrário do que muitos pensam não é um país e sim um continente – que vive a dezenas de anos um conflito que parece ser eterno.

A história é longa, mas vou fazer um brevíssimo resumo:
Estes conflitos se originaram durante o processo de colonização (leia-se exploração) de outros países pelo mundo quando centenas de tribos africanas foram dizimadas ou levadas como força de trabalho escravo. Cada pedaço deste enorme continente foi colonizado/explorado por uma nação diferente, e claro que povos diferentes, culturas diferentes, idéias “burras” diferentes. Resultado: a mama África perdeu sua real identidade e cada pedaço do continente ficou com a “cara” de seu colonizador (o que inclui a língua), ou seja, ninguém mais se entendeu e começaram os conflitos.

E como diria a vovó, miséria pouca é bobagem, como se não bastasse às guerras civis, ainda há uma avassaladora onda de epidemia de AIDS. A doença atinge tanto adultos como crianças. Segundo dados o numero de infectados está na casa de dezenas de milhões de doentes.

Há quem diga que a terra de meus ancestrais foi esquecida por Deus – no filme, há um personagem que diz esta frase – e realmente se observarmos, parece que é mesmo uma terra esquecida por Deus.

Mas querem saber a verdade. O continente africano não está assim por ter sido esquecido pelo Todo Poderoso, mais sim pelo fato de ter sido esquecido pelos próprios homens.
Um forte abraço a todos

sábado, 26 de setembro de 2009

ESTRANHA MATEMATICA

Sempre antes de começar uma atividade dirigida, realizo com os pequenos uma roda de conversa. Momento no qual eles falam à vontade (haja ouvido) e também fazem muitas perguntas sobre os mais variados assuntos. E foi em uma dessas rodas, que eu ouvi o relato de uma criança.

Durante a conversa, uma pequenininha cortou o assunto (como eles adoram fazer) e disse que na casa dela o chuveiro era gelado, mas agora já está quente de novo. Pensei com os meus botões: provavelmente por falta de pagamento, cortaram a energia elétrica da casa. Na sequência ela emendou, dizendo que foi um moço lá, subiu na escada e desligou a luz (jeitinho infantil de dizer que cortaram a energia elétrica), mas não era o moço do telefone não. Nesse momento outro pequeno entrou na prosa e perguntou se era tal moço. Daí ela respondeu que não, não era esse moço, era o outro. A partir daí ficaram discutindo para saber quem era o tal moço.

Enquanto eles discutiam, fiquei pensando: não é a primeira vez que uma criança fala sobre falta de energia elétrica em casa. O mês passado, outro pequeno fez o mesmo relato, sobre falta de luz.

Muitas das crianças que eu cuidei e cuido, são de família pobre, há aqueles que levam uma vida um pouco melhor, mas muitos vivem com muito pouco. Mas por outro lado também pensei: muitos desses pais e mães fazem as coisas do pior jeito. Não é de hoje que eu observo certa inversão matemática, explico: aquelas famílias que tem uma condição financeira boa, tem poucos filhos (dois no máximo); agora aquelas famílias que não tem praticamente nada, tem muitos filhos (de quatro para cima, sem contar o que está na barriga) e sempre com previsão de mais.

Fico louco quando vejo essa situação. É a conta de matemática, mais estranha que eu já vi, ou seja, mais grana menos filhos; menos grana mais filhos. Ai fica difícil. Não há grana que agüente até o fim do mês né!
Um forte abraço a todos

domingo, 20 de setembro de 2009

VOCÊ NÃO VALE NADA, MAS EU GOSTO DE VOCÊ.

Quem nunca cantou o cantarolou essa musica. Depois de ser tema de uma personagem de uma novela que acabou recentemente, o hit esta na boca e na mente de todo mundo, até eu mesmo já cantarolei a bendita. Que por sinal o grupo que canta essa musica esteve aqui na cidade de Cruzeiro ontem.

Mas ouvindo esta musica, me ocorreu algo? O refrão desta musica é a mais pura verdade. Há um monte de pessoas por ai que gostam de outras pessoas que não valem nada. Digo que não valem nada no sentido de maltratar, pisar, magoar, fazer pouco do outros entre outras tantas misérias.

Tem gente que gosta desse tipo de gentalha. Parece que eles exercem certo fascínio. Não dá para entender. Ou melhor, dá sim, e tem até nome: masoquismo. Tem gente que adora sofrer, sentir prazer na dor, adora ser pisado e maltratado (se a carapuça servir, vista heim).
Um forte abraço a todos

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

DOI, COMO DOI.

Fazendo uma atividade recreativa com as crianças e as tias da escola, no campo, não vi e pulei em cima da bola, quando cai, torci o tornozelo. Doeu durante alguns segundos, mas logo voltei a pular e correr com os pequenos. O triste foi quando eles foram dormir, pois neste momento o corpo esfriou ai o tornozelo começou a doer pacas e ainda inchou. Coloquei uma pedra de gelo gigantesca durante quase uma hora. Foi bom, pois desinchou e no final da tarde consegui andar.

A minha torção doeu, só não deve ter doido mais do que o coração de uma mãe que foi vitima do mau caráter do filho esta semana. Acreditem vocês que o infeliz, colocou a própria mãe – uma senhora de uns 70 anos – para fora de casa. Ela só não dormiu na rua porque uma vizinha aposentada lhe ofereceu abrigo. E sabem porque o traste do filho (se é que se pode chamá-lo de filho) fez isso, só para colocar o outro irmão dentro de casa.

Isso é falta de coro, como diz meu pai. Como pode uma situação dessas. Essa tripa que se diz filho, fazer algo assim com a mãe. Ele devia ser açoitado em praça publica e servir de exemplo. O que, vocês acham rígido demais, pode até ser, mas tenho certeza que outros casos como esse não aconteceriam.
Um forte abraço a todos

sábado, 12 de setembro de 2009

CHOVE CHUVA, CHOVE SEM PARAR

Quando o grupo de rock, Biquíni Cavadão criou essa musica, acredito que eles não queiram brincar de pajé – feiticeiro indígena – para fazer a chuva cair sem parar.

Agora é sério, sem brincadeiras, a chuva desta semana que assolou diversas partes do país, foi de assustar: casas destruídas, arvores arrancadas, lixo dentro de casa, gente sendo arrastada pela correnteza etc.

Mas sabem o que mais doe: é ver o drama das pessoas que perderam parentes e amigos. Não que a perda de moveis e até mesmo da casa, não doa. Deve doer sim e muito, mas perder uma vida é pior é irreversível, pois ela não pode ser comprada ou consertada.

E por falar em drama, novamente (e infelizmente) muitas das vitimas, eram moradores de barracos ou casas construídos em barrancos, ribanceiras e morros. Francamente, não sei quem é o pior: se as pessoas que invadem e constroem em áreas de risco ou o poder publico que permite que essas famílias façam casas nesses lugares perigosos. Ambos sabem dos riscos, mas mesmo assim insistem no perigo.

Na verdade a culpa é dessa nossa distribuição desigual de renda. Caso essas famílias mais simples possuíssem recursos suficientes, com toda certeza procurariam lugares mais apropriados para construírem seus lares. Podem acreditar.
Um forte abraço a todos

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Ô BENDITA NOVELA!

Definitivamente as novelas são parte integrante do cotidiano brasileiro. Já perceberam a maneira como as pessoas tratam os personagens de novelas, os tratam como se fossem pessoas reais – há casos em que os atores que interpretam personagens maus, são agredidos na rua, porque as pessoas (indignadas) confundem o ator com o personagem, ou sejam, esquecem que o ator apenas está interpretando.

E por falar em poder da novela, hoje, por exemplo, a atividade de sala teve que esperar. Coloquei todos em roda para iniciarmos a atividade quando uma aluna interrompeu com a seguinte frase: “Tio, tô triste”. Perguntei o porque. Então ela respondeu que estava triste porque o fulano morreu – o tal fulano, é personagem de uma novela que está na ultima semana de exibição.

Pronto, daí todo mundo começou a falar da bendita novela. Outra aluna disse que o tal fulano não havia morrido. A primeira aluna contra argumentou dizendo que haviam encontrado “o coração” da esposa do fulano junto com o corpo, por isso era ele ali morto. Pensei, coração? Então perguntei e pela resposta calculei que o coração era uma correntinha, um pingente. O que na sequência outro aluno confirmou. Outro aluno disse que tudo estava junto ao corpo que encontraram no trem. Foi quando outro aluno informou sobre o acidente (claro que não sabia de nada). Para variar, outro aluno voltou ao inicio da conversa e disse que em tal programa humorístico (que começa depois da novela) os humoristas mostraram que o fulano não estava morto (ufa!). Quando pensei que havia acabado o assunto, a primeira aluna (aquela que começou o momento Revista Contigo) reiniciou o assunto dizendo que a esposa do fulano, havia apanhado. Claro que não resisti e resolvi perguntar o porque. Ela não se contentou em responder oralmente e começou a fazer os gestos (com direito a choro) da personagem no momento que dita cuja estava na frente do defunto. E como se não bastasse depois da explicação, a mesma aluna começou a fazer aquela “dancinha” que os personagens da novela fazem (ai meu Deus do céu).

Olha, só sei que a atividade atrasou, a refeição que vem depois atrasou, mas em compensação tirei o atraso da novela, pois os pequenos me deixaram por dentro de tudo, além de ter dado boas risadas. Ah essas crianças viu!
Um forte abraço a todos

domingo, 6 de setembro de 2009

INTENÇÃO SEM AÇÃO É ILUSÃO

Há pessoas que passam a vida inteira a desejar algo, mas nunca conseguem obter. Ficam almejando, ambicionando, esperando atingirem determinado objetivo, mas nunca chegam lá. Vocês provavelmente devem conhecer alguém assim: um amigo, um parente, um colega de trabalho, um conhecido, ou até vocês próprios.

Mas porque será que essas pessoas, nunca atingem os seus objetivos, nunca conseguem o que querem. Será que é olho gordo, mau olhado ou algum mandinga forte feita por alguém?

Não, não é nada disso, caros leitores. Essas pessoas, provavelmente nunca chegaram lá e nem vão chegar lá, por um velho mal habito do ser humano: a falta de ação.

Temos a mania de desejar, mas ficamos com preguiça, medo, receio, duvida (e sei lá o que mais) de colocar o desejo em prática. Ou seja, ficamos apenas no campo da vontade, não partindo para o campo de batalha. Desejamos comprar um carro, mas não poupamos; queremos emagrecer, mas não paramos de comer porcarias (delícia); temos a vontade de abrir um negócio próprio, mas não nos planejamos etc.

A ação fica relegada a segundo plano. Enquanto continuarmos somente com essa idéia de “vontades e desejos”, nossos objetivos nunca se concretizaram. Paulo Coelho certa vez disse: “Quando você deseja algo, todo o universo conspira a seu favor”. É verdade, mas para tudo funcionar, eu sugiro outro dizer: “Intenção sem ação é ilusão, ouse fazer e o poder lhe será dado”. Esse sim é mais eficaz!
Um forte abraço a todos

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

MICHAEL JACKSON: FIM DA SAGA

Finalmente vai acabar a novela, não a das oito, mais sim o caso, ou melhor, a saga do falecido e desgastado Rei do Pop. Depois de mil anos, resolveram enterrar o homem. Claro que ainda vamos ouvir muito a respeito do assunto.

A começar pela duvida (não sei porque) de quem matou o caçula dos Jackson Five. Quem matou o cara? Ora bolas, ele mesmo se matou. A polícia norte-americana fica procurando culpados para um suicídio. Não há culpados, quando uma pessoa se mata.

O medico que estava com ele na noite fatídica é o principal suspeito. Engraçado chamá-lo de suspeito, pois foi o próprio Michael quem pediu e tomou os medicamentos, o médico provavelmente apenas forneceu o material.

Ta já sei o médico não devia ter dado o medicamento. Mas se vocês pensarem bem, o que aconteceu lá, acontece todos os dias aqui no Brasil. Exemplo: uma pessoa sente dor, o que ela faz? Vai à drogaria (sem receita) e pede um medicamento, o esperto do balconista (que pensa que é medico) receita um determinado medicamento para a pessoa. Essa por sua vez, vai toda feliz para casa. Mas e se a pessoa morrer será que aquele balconista será punido? Claro que não, o culpado será a própria pessoa que tomou o remédio por conta própria (automedicamento).

Então, antes de ficarem querendo culpar alguém, pense no exemplo acima e deixemos o Rei do Pop descansar em paz.
Um forte abraço a todos


quarta-feira, 2 de setembro de 2009

COMO DIRIA DONA CACILDA

Fechando uma pagina na net e olhando para frente do meu computador, vi meu mural de recados e lembrei

Já prestaram a atenção como algumas pessoas têm o habito de começar e não terminar as tarefas. Não sei se vocês são assim, eu as vezes sou assim. Deixo algo para trás.

Há aqueles que marcam na agenda, na agenda eletrônica, no diário, no mural etc. Eu já marco no mural com letras grandes e bem visíveis. Mas mesmo assim, as vezes, o recado passa desapercebido. Deve ser pelo excesso de atividades.
Mas é preciso exercitar a caixa craniana, deixá-la parada, como diria dona Cacilda, é deixar o caminho aberto para o demônio e o nome desse demônio é Alzheimer.
Um forte abraço a todos

terça-feira, 1 de setembro de 2009

O MAIOR E MELHOR PRESENTE DO MUNDO

Há pessoas que ganham o maior e melhor presente do mundo e ainda reclamam. Falo isso porque voltando do trabalho hoje, encontrei com a mãe de duas crianças lá da escola. Brinquei com ela, assim como sempre faço com todas as mães de lá.

Parei para conversar, no meio do papo perguntei por que a filha mais velha não foi hoje e também por que a caçula não estava indo nos últimos dias. Então ela explicou que a mais velha quis ficar na casa de outra pessoa e a caçula estava com a “renite atacada”.

A mãe esticou a conversa comentando que o pai irá levar a mais velha para passar o final de semana com ele, até aqui tudo bem, o problema foi a continuação, quando a bendita disse que ainda bem que ele (o pai) vai levar a pequena, assim ficará uma criança a menos para encher a paciência e para ela cuidar, além de sobrar mais tempo para sair.

Sabe quando a pessoa fala algo com um ar de alivio, como se tirasse um peso das costas, um peso que não queria carregar, pois bem, foi isso que eu senti quando ela falou sobre as filhas. Fiquei pensando, eu aqui looooooooouco para ter um filho, enquanto esse povo tem e desperdiça tempo com raciocínios como o desta mãe.

Olhei bem para ela e apenas respondi: “filhos são uma dádiva de Deus”. Ela ficou olhando para mim sem responder. O pior é que ela provavelmente, nem saiba o que significa dádiva.
Um forte abraço a todos

O 1° Buffet Infantil de Cruzeiro